Skip to content

Compartilhe

Gozo

A ilha irmã de Malta, Gozo, merece definitivamente uma visita, quer como destino autónomo, quer como viagem de um dia, utilizando um dos ferry-boats que ligam as ilhas. Definitivamente uma alternativa mais pitoresca ao continente, com mais áreas verdes, Gozo é mais escassamente povoada e, no entanto, oferece uma miríade de atracções para os jovens e para os jovens de coração! Uma viagem de ferry de 25 minutos a partir do terminal de Cirkewwa, no norte de Malta, ou de 45 minutos a partir da capital, Valeta, proporciona aos visitantes e aos habitantes locais uma experiência de vida mais rural.

Os visitantes podem experimentar antigas tradições, como a ordenha de cabras e ovelhas, e assistir à preparação do leite para a produção do tradicional queijo gozitano. Desde hotéis de 5 estrelas a albergues, Gozo também oferece ao visitante uma grande seleção de quintas tradicionais, a maioria das quais equipadas com piscinas e situadas em locais tranquilos. Gozo não carece de experiências para os visitantes – com os mais antigos templos independentes do mundo de Ggantija, património mundial da UNESCO. Este local majestoso, situado numa paisagem luxuriante, é composto por dois templos enormes. As rochas são tão grandes que não é de admirar que muitos habitantes locais acreditassem que tinham sido construídas por gigantes!

Nas imediações de Ggantija, encontra-se também o moinho de vento de Ta’ Kola, que dá aos visitantes uma ideia de como os gozitanos de antigamente moíam o trigo para fazer pão e outros produtos de pastelaria. A antiga cidade de Cittadella, recentemente restaurada, localizada no topo de uma das famosas três colinas de Gozo, ergue-se alta e orgulhosa, dominando os horizontes de toda a ilha. Adjacente à capital de Gozo, Vitória, Cittadella é constituída por um labirinto de ruas pitorescas, que se entrelaçam com os bastiões que rodeiam a cidade e a catedral! No entanto, Gozo não é apenas para os entusiastas da história – também oferece algumas opções gastronómicas fantásticas, com restaurantes com pratos Michelin, bem como alguns dos melhores exemplos da cozinha tradicional local. Muitos deles cultivam os seus próprios produtos ou estão ligados a alguém que o faz!

O peixe fresco está amplamente disponível e os numerosos barcos de pesca nos portos de Gozo são a prova disso! Para os jovens que gostam de se divertir, Gozo alberga alguns clubes que, especialmente na época alta, oferecem uma variada seleção de entretenimento. Gozo é também o destino de eleição para uma série de festivais, que se realizam sobretudo durante os meses de verão. Não podemos esquecer os belos passeios que estão disponíveis em torno das majestosas falésias de Gozo e, em particular, o Mar Interior em Dwejra. Este local é também conhecido pelos observadores de estrelas como um dos melhores sítios para observar o céu noturno, uma vez que está completamente livre de poluição luminosa. Situada entre Malta e Gozo, encontra-se a encantadora ilha de Comino. Fica apenas a 10 minutos de barco de Gozo e alberga apenas uma família! Existem muitos outros serviços para Comino, desde barcos fretados privados a excursões especiais de um dia que partem maioritariamente de Sliema, Malta. Os mares à volta de Comino são maravilhosos, sendo a famosa Lagoa Azul e a Lagoa de Cristal as principais atracções. A fantástica visibilidade do mar também fez com que Comino fosse um dos principais destinos de mergulho, sendo todos os locais mergulhados de barco. Uma torre de vigia do século XVII é o ponto de referência mais alto da ilha, apropriadamente designada por Torre de Santa Marija. Esta torre foi construída pelos Cavaleiros de São João e foi utilizada como prisão pelos Cavaleiros! Esta torre de vigia foi construída no século XVI. Quando os turcos otomanos atacaram as ilhas maltesas, começaram por exterminar completamente todos os habitantes de Gozo e Comino. Por conseguinte, esta torre acrescentou um nível de segurança. Depois de visitar a torre, pode dirigir-se ao hospital de isolamento, que, como o seu nome indica, foi utilizado nos séculos XIX e XX para isolar qualquer pessoa a quem fosse diagnosticada a peste ou a cólera. Este hospital foi sempre utilizado para albergar prisioneiros alemães durante a Primeira Guerra Mundial. Comino é maioritariamente desabitada, com apenas uma residência permanente e alguns campistas ao longo do ano. Este facto contribui para a sensação exótica e aventureira desta ilha.

Siga-nos no Instagram

#visitmalta

A Autoridade de Turismo de Malta não assume qualquer responsabilidade por quaisquer atividades de terceiros apresentadas no seu site e não é responsável por quaisquer atos ou omissões das partes aqui listadas. As atividades de quaisquer terceiros estão sujeitas aos seus próprios termos e condições comerciais individuais. Entre em contato diretamente com o organizador de tais atividades para qualquer dúvida. Além disso, a Autoridade de Turismo de Malta não assume qualquer responsabilidade por quaisquer licenças, segurança e seguros de qualquer atividade, quer ocorra num local privado ou público, que esteja listado no seu website.

Câmeras ao vivo de Malta

Mal pode esperar para chegar aqui? É perfeitamente compreensível! Graças às nossas webcams, basta rolar a tela para

Cluster de Design

Um espaço comunitário para a prática cultural e criativa, o Valletta Design Cluster está situado de forma única num antigo matadouro em Valletta. Com foco no design, empreendedorismo e impacto social, o seu objetivo é proporcionar oportunidades e espaço para os artistas emergentes da Ilha.

Cluster de Design de Valletta – Copy

Um espaço comunitário para a prática cultural e criativa, o Valletta Design Cluster está situado de forma única num antigo matadouro em Valletta. Com foco no design, empreendedorismo e impacto social, o seu objetivo é proporcionar oportunidades e espaço para os artistas emergentes da Ilha.

Cluster de Design de Valletta

Um espaço comunitário para a prática cultural e criativa, o Valletta Design Cluster está situado de forma única num antigo matadouro em Valletta. Com foco no design, empreendedorismo e impacto social, o seu objetivo é proporcionar oportunidades e espaço para os artistas emergentes da Ilha.